Secretário de Saúde promete novas unidades para o Piracicamirim e Jupiá; vereança bate-cabeça com entrega de obras na ETA Capim Fino e ouve sobre revitalização da José Bonifácio


Confira os debates mais quentes no Legislativo entre o pré e pós Carnaval
(foto/crédito: Rubens Cardia)

Os temas saúde e abastecimento público de água dominaram os debates nas duas últimas sessões camarárias no pré e pós Carnaval. O destaque é a nova tática do líder de governo na Câmara, Josef Borges (PP), com respostas prontas aos requerimentos em votação no plenário. 

No último dia 27, o poder de fogo da prefeitura foi centrado no SUS municipal. De autoria do vereador e médico Marco Bicheiro (PSDB), o parlamentar questiona a prefeitura sobre a quantidade de clínicos gerais nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família). Um segundo, de Cássio ‘Fala Pira’ (PL), solicitou informações a respeito das condições de atendimento na UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) Vila Rezende. 

Josef, bem en passant, respondeu ao primeiro que a USF Paineiras está interditada e prefeitura procura um imóvel de aluguel para fazer funcionar o serviço. Quanto ao segundo, o líder de governo se estendeu mais. Josef disse que a UPA Piracicamirim foi programada para atender até 15 mil pacientes e está com demanda acima de 20 mil – para este caso, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Sérgio Pacheco Jr., analisa mais uma ou duas unidades de saúde naquela região bem como para o bairro Jupiá. 

Especificamente sobre UPA da Vila, Josef disse que Pacheco “reforçou a fiscalização para que o atendimento não ultrapasse o tempo preconizado de espera” e pede à população encaminhar denúncias sobre mau atendimento pelo 156 ou diretamente na Secretaria de Saúde para soluções. E na quinta, dia 6, teve as já tradicionais farpas entre o líder e Laércio Trevisan Jr. (PL). 

Questionando a prefeitura sobre as obras de ampliação e melhorias nas ETAs (Estações de Tratamento de Água), Laércio confirmou com ‘Fala Pira’, durante a transmissão ao vivo da sessão, a paralisação das obras de impermeabilização na principal ETA de Piracicaba, a Capim Fino – local visitado por ambos há cerca de um ano e que está nas mesmas condições conforme reunião recente de Cássio com o Semae. 

Laércio lembrou que a estação foi construída na década de 80 e colocou a necessidade de mais estruturas bem como novas captações em Artêmis e Santa Maria da Serra. “Não dá para andar para trás igual caranguejo como fez o ex-prefeito da cidade, com o sistema entrando em colapso. Estão lá os bags cheios de lodo. Não tem planejamento”. 

No contra-ataque, Josef chamou Trevisan de ‘chefe de recursos hídricos da oposição’ e afirmou que o governo tem planos para novas captações bem como represamento. 

BATE-CABEÇA & ZÉ BONIFÁCIO

Na sequência rolou um bate-cabeça: para Cássio foi dito que nova obra da adutora industrial do Capim Fino estaria pronta em abril; para Josef, em setembro. E a revitalização da praça José Bonifácio, em projeto no mínimo contraditório e com previsão de corte de todas as árvores, está em stand by

A licitação foi suspensa judicialmente no começo do ano a pedido do vice Pacheco e não tem previsão de retomada no curto prazo. “O projeto da praça está suspenso por tempo indeterminado até que a equipe técnica da Semozel [a secretaria de Obras] faça um estudo técnico para eventuais mudanças ou apresentar uma nova proposta”, informou Josef.

________

CURTE O DIÁRIO?  

Contribua com o jornal:

PIX (chave e-mail)

odiariopiracicabano@gmail.com

Na plataforma Apoie-se

(boleto e cartão de crédito):

https://apoia.se/odiariopiracicabano

***

Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).

Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.

Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato