Câmara leva novos trabalhos para a Pasta de Juliana Vicentin
(Foto/crédito: reprodução/redes sociais)
A educação municipal de Piracicaba, que vem de uma série de tropeços com déficit de professores a falta de profissionais de apoio a alunos com deficiência, agora terá dois novos desafios pela frente: instituir o Programa Municipal de Promoção da Saúde Mental e fazer voltar a funcionar o cursinho municipal.
As duas ações ao Executivo foram determinadas pelo Legislativo – ainda falta uma votação para o cursinho – na última sessão camarária de outubro, dia 30. A promoção de saúde mental no ensino, da Pasta de Juliana Vicentin, já teve tramitação completa e tem cinco diretrizes:
- ambientes escolares saudáveis, inclusivos e protetivos;
- prevenção de violências, bullying e outras formas de vulnerabilidade psicossocial;
- articulação entre comunidade escolar, famílias, rede de proteção social e rede de atenção psicossocial do Município;
- campanhas e ações educativas; e
- formação continuada de profissionais.
CURSINHO
Agora sobre o cursinho, suspenso pelo governo Luciano Almeida (PP) em 2021 durante a covid-19, o formato continua gratuito a estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino e a bolsistas de baixa renda da rede particular – também há previsão de contemplar adultos com ensino médio completo.
As aulas deverão acontecer no período noturno durante a semana e pela manhã, aos sábados. E, ao que tudo indica no projeto de lei, a prefeitura deverá fazer funcionar o cursinho a partir de “convênios com instituições de ensino superior, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, bem como com os Governos Estadual e Federal”.
A ver a capacidade da gestão Hélio Zanatta (PSD) para executar saúde mental nas escolas municipais e reimplementar o cursinho. Os PLs são de autoria do governista Gustavo Pompeo (AVA) e do pastor-presidente da Câmara, Relinho Rezende (PSDB), respectivamente.
________
CURTE O DIÁRIO?
Contribua com o jornal:
PIX (chave e-mail)
odiariopiracicabano@gmail.com
Na plataforma Apoie-se
(boleto e cartão de crédito):
https://apoia.se/odiariopiracicabano
***
Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).
Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.
Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!