![]() |
Herbicida utilizado nas lavouras de cana impactam a fertilidade humana, aponta estudo (foto/crédito: divulgação/web) |
Catorze tipos de agrotóxicos foram encontrados nas chuvas de Brotas a Campinas, incluindo a capital paulista, por influência da cultura da cana-de-açúcar.
O estudo é da Unicamp e mostrou que produtos como o fungicida carbendazim, proibido em 2022, estava presente em 88% das amostras – este pode causar câncer, mutações genéticas e prejuízos ao sistema reprodutivo, afetando a fertilidade e o desenvolvimento do embrião; para este composto não há um liminar de dose segura.
“No estudo, o herbicida 2,4-D, muito usado em lavouras de cana-de-açúcar, foi o composto com maior concentração na água de Brotas. A substância gera preocupação devido à alta capacidade de transporte pelo ar e aos efeitos danosos já comprovados para a fertilidade humana, o que fez sua aplicação aérea ser proibida pela Anvisa, em 2023. A aplicação por aerosol (em solo) ainda é permitida.”
Conforme a professora orientadora, Cassiana Montagner, a saúde de pessoas e animais pode ser afetada no longo prazo. “Se beber um copo de água da chuva, ela vai ter resíduos de agrotóxicos, mas não há dano imediato. O dano maior é decorrente da exposição contínua e prolongada a essas concentrações de agrotóxicos tanto pela água de chuva, como pela água da torneira”, explicou Montagner – leia mais sobre o estudo da Unicamp aqui.
Em 2023, Piracicaba figurou na lista das 28 cidades brasileiras com nível acima do limite para agrotóxicos na água do abastecimento público.
________
CURTE O DIÁRIO?
Contribua com o jornal:
PIX (chave e-mail)
odiariopiracicabano@gmail.com
Na plataforma Apoie-se
(boleto e cartão de crédito):
https://apoia.se/odiariopiracicabano
***
Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).
Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.
Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!