Acesso à saúde e segurança públicas despenca em Piracicaba, mostra Ranking de Competitividade dos Municípios 2025

Recém-divulgado em agosto, o ranque do CLP (Centro de Liderança Pública) mostra quedas abruptas em 30 posições no acesso à saúde e de 44 para segurança em Piracicaba dentro da classificação nacional entre os anos de 2024 e 2025 – a saúde fechou o período em 174º lugar. A mesma área também mostrou maus resultados nos âmbitos regional e estadual: no Sudeste a cidade recuou 13 posições para ficar em 90º e no Estado a queda foi de seis para fechar o ano em 44º. Na segurança, a colocação ficou em 153º entre os municípios brasileiros, caindo cinco posições em âmbito regional (81º) e se mantendo na 56º no Estado. Os dados utilizados no Ranking de Competitividade Municípios são de 2023 e 2024 e o estudo engloba 418 cidades.

Leia mais detalhes e veja tabelas abaixo com potenciais (em verde) e desafios (em vermelho) de Piracicaba num panorama geral no ranque dos municípios com população acima de 80 mil habitantes de acordo com a estimativa populacional do IBGE para o ano de 2024. A prefeitura foi questionada pela redação sobre o desempenho em saúde e segurança, mas não prestou esclarecimentos – vale lembrar que a Guarda Municipal (GCM) está sucateada e com déficit de mão de obra e a questão de segurança é centralizada no governo do Estado, com o atual Tarcísio de Freitas (REP).


SAÚDE & SEGURANÇA

Nos dados detalhados e referentes a 2024, chama a atenção a involução da atenção primária – atendimento feito nos postos de saúde. Essa cobertura despencou 59 posições em âmbito nacional para fechar em 359º. Também houve queda de Piracicaba quanto ao Sudeste (141º) e Estado paulista (56º): 24 e cinco posições respectivamente. Ainda sobre o ano passado, a cobertura vacinal também foi mal, caindo 26 posições nacionalmente; 16 no Sudeste; e 12 no Estado.

Em segurança, ficaram no vermelho as mortes por causas indeterminadas, caindo 127 posições para fechar em 325º, conforme dados de 2023 para a esfera nacional. Já o dado mais recente, de 2024, em morbidade hospitalar por acidentes nos transportes, cinco posições foram galgadas, fechando em 289º.

“Um município com bom nível de segurança atrai cidadãos para ali viverem, estudarem, residirem e montarem negócios. Sem a garantia de segurança que permita uma vida plena aos cidadãos, o município deixará de ser um polo de atração de talentos. Além disso, a população que ali habita perderá a perspectiva de prosperidade de longo prazo no município, deixando de direcionar forças para construir vínculos permanentes com a localidade. A garantia de segurança é fator fundamental para o desenvolvimento, o bem-estar social e a competitividade municipal”, destaca o relatório do CLP.

EDUCAÇÃO

Esta seara apresentou queda em dois subtópicos: acesso e qualidade da educação. No panorama nacional, o acesso caiu uma posição, mas ainda mantém um bom posto no 12º. Porém, no quesito qualidade, a posição é mais baixa em 55º, com queda de oito posições neste ano, conforme Ideb/ensino fundamental anos iniciais. Ainda sobre qualidade, os dados indexados são de 2023, com pior desempenho justamente na rede municipal de ensino: uma queda de 29 posições para ficar em 66º.  O Enem/2023 mostra o município na posição 107 (nacional); 72 (Sudeste); e 29 (Estado).

________

CURTE O DIÁRIO?  

Contribua com o jornal:

PIX (chave e-mail)

odiariopiracicabano@gmail.com

Na plataforma Apoie-se

(boleto e cartão de crédito):

https://apoia.se/odiariopiracicabano

***

Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).

Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.

Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato