Prefeito desmantela Educação Ambiental no primeiro ano de gestão e foca no aparelhamento Conselho de Defesa de Meio Ambiente


O NEA, localizado no Parque do Mirante, teve equipe cortada em mais de 50% de 2024 para 2025, denuncia a vereadora Rai
(fotos/crédito: Prefeitura de Piracicaba/Guilherme Leite)

A gestão Hélio Zanatta (PSD) cortou de 12 para quatro funcionários a equipe Núcleo de Educação Ambiental (NEA), que teve como única atividade listada pela prefeitura somente a Campanha EducaPira em 2025. 

Esta lebre foi levantada pela vereadora Rai de Almeida na sessão camarária de quinta passada, dia 25. A partir de dois requerimentos, o 357 e o 862, a parlamentar vem acompanhando o desmonte de fevereiro a setembro. 

No início do ano, o NEA contava com duas funcionárias de gestão administrativa (bacharel em administração e pós-graduada em contabilidade pública e responsabilidade fiscal), uma funcionária de gestão educacional (pedagogia), dois biólogos e três estagiários de ciências biológicas e gestão ambiental. No mês passado, a equipe reduziu para uma escriturária como chefe de divisão NEA, um educador socioambiental, uma professora educação infantil gestora de unidade e um estagiário de gestão ambiental. 

“Com uma equipe dessa, há a possibilidade de fazer alguma atividade educativa na nossa cidade”, questionou Rai sobre a capacidade de trabalho frente ao diminuto recurso humano.

CANCELAMENTOS

Desmonte no meio ambiente 2. Também há a informação da prefeitura de cancelamentos das atividades do NEA: a Campanha Rio Vivo - Dia do Rio Piracicaba, prevista para abril, e a segunda edição do Animaférias, que deveria ter acontecido em julho. 

No fim de 2024, a composição do núcleo era de 12 pessoas, incluindo assessora de projetos, bióloga, dois educadores socioambiental, três educadores ambientais mais professora. Em balanço de 2024, quase 18 mil cidadãos foram beneficiadas, direta e indiretamente, por projetos presenciais do NEA. 

O núcleo teve alcance em mídias sociais de quase 25.000 e, somadas, as ações atingiram pouco mais de 42 mil pessoas – representando 10% da população de Piracicaba. 

“Agora, com o sucateamento feito pelo atual governo no NEA, os resultados são pífios. Aliás, nem tem como desenvolver atividades com uma equipe de três pessoas. O resultado é que todas as campanhas e atividades foram suspensas em 2025.” 

Por fim, a vereadora Rai constatou uma informação incorreta da prefeitura sobre fim de prazo para contratação de educador ambiental – em vigência até novembro deste ano – confundindo com o concurso para biólogo. “Há tempo hábil de ser contratado esse educador”, pontuou a parlamentar. 

Vale destacar que a atual gestão quer aniquilar com o Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), o que só não aconteceu ainda por ter levado um breque do Ministério Público.

________

CURTE O DIÁRIO?  

Contribua com o jornal:

PIX (chave e-mail)

odiariopiracicabano@gmail.com

Na plataforma Apoie-se

(boleto e cartão de crédito):

https://apoia.se/odiariopiracicabano

***

Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).

Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.

Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato