Situação de extremo alerta segue até segunda, dia 6 |
Atualizada às 12h09 de 03/10/2025
Piracicaba entrará no nível mais elevado de risco para incêndio neste domingo, dia 5. A informação está mapeada nesta sexta, dia 3, pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. A escala tem quatro situações para fogo: baixo, alto, alerta e emergência. O cenário mais crítico se inicia neste domingo e segue até segunda, dia 6 – quando cai para o nível de alerta.
Para piorar, a SP Águas, agência reguladora de águas de São Paulo, declarou semana passada, o estado de escassez hídrica na porção de competência paulista da Bacia Hidrográfica do Piracicaba – o corpo d’água abastece o Sistema Cantareira, este com 27,9% de volume útil ontem, dia 2, conforme a Sabesp.
A agência paulista também suspendeu a emissão de novas outorgas de água para usos não-prioritários nas bacias do Alto Tietê e do Piracicaba até que os níveis dos reservatórios sejam recompostos.
Rio Piracicaba em foto do dia 21 de setembro, três dias antes da SP Águas declarar escassez da bacia (Foto/crédito: O Diário Piracicabano) |
Quanto ao calorão previsto neste fim de semana, a Defesa paulista recomenda atenção aos idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente. Outra dica é não passar muitas horas sem se alimentar, mesmo se sentir menos fome, mantendo uma alimentação saudável com frutas, verduras e alimentos leves. Também vale evitar fazer exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do Sol, das 11h às 17h.
________
CURTE O DIÁRIO?
Contribua com o jornal:
PIX (chave e-mail)
odiariopiracicabano@gmail.com
Na plataforma Apoie-se
(boleto e cartão de crédito):
https://apoia.se/odiariopiracicabano
***
Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).
Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.
Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!