A secretária Juliana Vicentin em momento de discurso da Jornada Pedagógica; ela não soube responder à Câmara sobre a adaptação na rede que ela chefia
(Foto/crédito: Prefeitura de Piracicaba)
É impressionante a falta de informações da Secretaria de Educação sobre padronização de acessibilidade a alunos deficientes nas escolas municipais. Conforme requerimento 1.101/25, de autoria do vereador André Bandeiras (PSDB), ao Executivo, a secretária da Pasta, Juliana Vicentin, não soube relatar sobre as condições de cada umas das 125 unidades – se completamente ou parcialmente adaptadas. Ao invés disso, a resposta foi extremamente vaga e pouco objetiva.
“Informo que as escolas da rede municipal contam com adaptações conforme as necessidades instaladas em cada unidade. Por serem, em sua maioria, prédios antigos, as adequações vêm sendo realizadas gradualmente, de modo que todas possuem algum nível de acessibilidade, ainda que nem todas estejam completamente adaptadas.”
Na pergunta seguinte, sobre o pacote de reformas de R$ 66 milhões na gestão de Luciano Almeida (PP), a secretária afirmou que nada foi contemplado para a acessibilidade.
“Algumas unidades escolares receberam pequenas reformas e pinturas, enquanto outras foram contempladas com serviços de pintura. No que se refere às adaptações necessárias para acessibilidade, durante as visitas técnicas realizadas não foi identificada a execução de adequações para acessibilidade.”
Em 2022, antes do pacote de reforma de fim de mandato, o ex-prefeito mandou executar rampas de acesso em uma licitação para 24 escolas. Mas documentos oficiais e publicações da prefeitura revelam que nem todas as unidades reformadas tiveram adaptações comprovadamente voltadas à inclusão, o que levanta questionamentos sobre a abrangência dessas melhorias.
A ausência de documentação detalhada para a maioria das escolas bem como o desconhecimento da própria secretária impede a avaliação sobre se as obras garantiram plena acessibilidade física à rede escolar, sugerindo falta de padronização e transparência nos investimentos públicos destinados à inclusão.
________
CURTE O DIÁRIO?
Contribua com o jornal:
PIX (chave e-mail)
odiariopiracicabano@gmail.com
Na plataforma Apoie-se
(boleto e cartão de crédito):
https://apoia.se/odiariopiracicabano
***
Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).
Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.
Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!