Prefeitura sinaliza revisão de contrato com hospitais; queda no atendimento via SUS pode chegar a quase 600 mil em Piracicaba


Hospitais foram pegos de surpresa na véspera da votação do orçamento; contrato em vigência só terminaria em 2029
(Foto/crédito: reprodução/TV Câmara)

Na mesma sessão do PPA do dia 30, foi um estica-e-puxa entre Mesa Diretora, governista e oposição para liberar o uso da tribuna aos hospitais de Piracicaba com a estarrecedora notícia de corte total do repasse da prefeitura a ambas instituições, gerando uma redução anual de 590 mil no atendimento SUS local – entre internações e outros procedimentos somados para Fornecedores de Cana (HFC) e Santa Casa. 

Segundo Luciana Garcia, diretora financeira do HFC, que conseguiu ocupar a tribuna, numa reunião de véspera da votação do PPA, no dia 29, com Luiz Antonio Oriani Junior, comissionado da Secretaria Municipal de Saúde, e Agenor Fusco dos Santos, contador estatutário da mesma Pasta, os representantes das entidades ficaram a par de um corte de quase R$ 6 milhões ao mês para um contrato com a prefeitura renovado em 2024 por mais cinco anos – a possível quebra de contrato está prevista para este mês, em novembro. 

Os hospitais atendem a partir do custeio tripartite, com recursos da União, Estado e município. “Isso geraria um caos. Já temos uma problemática da vaga zero e teríamos os prontos-socorros abarrotados de pessoas que não conseguiriam ser internadas”, observou a diretora do HFC. 

Respondendo ao assunto, a secretária de Finanças, Karla Pelizzaro, assumiu que não estava presente na mencionada reunião com os hospitais e que não poderia falar sobre o contexto – ela só afirmou que acha que a prefeitura falou sobre fazer um plano mais transparente. 


Secretária de Finanças presta esclarecimentos durante sessão camarária: prefeitura refará contrato firmado em 2024
(Foto/crédito: reprodução/TV Câmara)

Por fim, o vereador Felipe ‘Gema’ (SD) pediu garantias de continuidade dos repasses aos hospitais. “O prefeito está fazendo a nova contratualização do serviço de forma mais clara. No orçamento (PPA), não foi retirado repasse de recurso de contratualização e só a contratualização (nova) falará o que realmente será repassado”, resumiu Karla, encerrando o debate.

________

CURTE O DIÁRIO?  

Contribua com o jornal:

PIX (chave e-mail)

odiariopiracicabano@gmail.com

Na plataforma Apoie-se

(boleto e cartão de crédito):

https://apoia.se/odiariopiracicabano

***

Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).

Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.

Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato