Esta matéria é parte integrante do 'Especial Tarifaço Semae 2025' e a audiência pública realizada na Câmara de Vereadores nesta quarta, dia 20, sobre aumento de quase 20% na conta d'água.
A Mirante protagonizou um papelão ao não enviar representante à audiência pública na Câmara de Vereadores. A concessionária, filial da Aegea Saneamento, é parte responsável do reajuste porque é dona do contrato formato PPP (Parceria Público-Privada) com o Semae desde 2012. O presidente da autarquia de saneamento, Ronald Pereira da Silva, classificou o contrato por ‘leonino’, com cláusulas que favorecem excessivamente a concessionária em detrimento do serviço municipal, criando um desequilíbrio significativo nas obrigações e direitos.
![]() |
Presidente do Semae diz que não está por dentro das negociações com alta cúpula da empresa de esgoto (Foto/crédito: Guilherme Leite) |
O presidente do Semae também garantiu que o prefeito Hélio Zanatta (PSD) tem trabalhado pessoalmente em conversas com a cúpula empresarial na Capital paulista – veja a fala completa dele.
“O contrato [com a Mirante] tem muitas distorções contra o município de Piracicaba, Semae e a população. A gente sabe disso. Foi, inclusive, compromisso do prefeito na eleição municipal [a revisão do contrato]. Ele foi eleito para isso e a população também conhece essas distorções. Sabe que o contrato é leonino e que é preciso serem revistas muitas cláusulas. O prefeito está há seis meses insistentemente negociando, sentando, insistindo, e está conseguindo chegar a um denominador comum. Quer dizer, não é muito comum. O prefeito chegou a impor quase um rompimento de contrato, o que também não é interessante porque não sabemos o que poderia acontecer. Mas, o prefeito ficou, ele mesmo, cuidando deste assunto pessoalmente por seis meses em inúmeras reuniões, das quais participei de algumas, com a alta direção da empresa em São Paulo. E, agora, estamos chegando há uma possibilidade de consenso que, com certeza, beneficiará o Semae e Piracicaba. Até o fim deste ano serão vistos a questão da hidrometria, cláusulas mais rígidas para fiscalização, investimentos não-contemplados para comunidades e crescimento da cidade. Estou muito esperançoso e tive notícias que as coisas estão caminhando bem, e vamos trazer esse contrato mais a favor da cidade. A ideia é reduzir a tarifa de esgoto e é isso que o prefeito está negociando. Ainda não tem percentual [de redução] porque é um assunto que ele [o prefeito] está conduzindo pessoalmente”, disse Ronald durante a audiência.
________
CURTE O DIÁRIO?
Contribua com o jornal:
PIX (chave e-mail)
odiariopiracicabano@gmail.com
Na plataforma Apoie-se
(boleto e cartão de crédito):
https://apoia.se/odiariopiracicabano
***
Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).
Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.
Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!

