Prefeito Helinho tem pendências com o bem-estar animal: da falta de castração à abertura de diálogo, relata protetora


Proposta de campanha têm três ações diretamente ligadas aos animais de rua, incluindo cuidados veterinários
(Foto/crédito: reprodução/Plano de Governo/TSE)

A reportagem sobre o prefeito Hélio Zanatta (PSD) quanto ao corte de 50% da alimentação para os gatos abandonados do Cemitério Municipal da Saudade abriu duas novas denúncias. A primeira é quanto o serviço de bem-estar animal prestado pela prefeitura – e a falta de cobrança do Legislativo. 

“Sou protetora de animais e muitas pessoas recorrem a mim, perguntando sobre castração. Muita gente com cadelas que vão entrar no cio e, provavelmente, terão filhotes indesejados. O prefeito de Piracicaba, em sua campanha, falou que iria se dedicar aos animais, criar o hospital veterinário e aumentar o volume de castrações. Ele também se comprometeu com a causa animal e em ajudar protetores e ONGs. Até agora, esses protetores e as ONGs não tiveram nenhum êxito nesse diálogo. Não estou vendo, como protetora, nenhuma melhoria ou ajuda. Muito pelo contrário, só estou recebendo reclamações sobre a falta de castrações e a dificuldade de diálogo. Quantos animais precisarão nascer para que se tome providência? Cadê os vereadores da causa animal reclamando e expondo a situação", indaga Silmara Tumolin. 

SÓ CAMPANHA

Checando as propostas do então candidato, registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no capítulo ‘Meio ambiente, proteção animal, saneamento e água’, há três destaques relevantes. Hélio se comprometeu a:

- “Implementar ações de conscientização e promoção do bem-estar animal, em parcerias com universidades e sociedade civil, tanto para animais domésticos quanto de rua e silvestres”, conforme item 17; 

- “Fortalecer o Departamento de Bem-Estar Animal vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, para articular, implementar e gerenciar políticas públicas de promoção, defesa e bem-estar de cães, gatos e outros animais domésticos”, item 20; 

- “Promover vacinação e cuidados básicos por meio de campanha de vacinação e cuidados veterinários, com foco principal nos animais de rua”, item 24. 

A redação entrou em contato com a prefeitura e todos os parlamentares, mas não teve qualquer retorno. Na sessão camarária de quinta, dia 14, Alessandra Bellucci (AVA), eleita sob a bandeira da defesa dos animais, informou que a Faculdade de Veterinária da Unimep, Centro, passará a oferecer o serviço de castração da prefeitura. Ela também informou haver uma licitação emergencial “para que as vagas voltem ao normal”.

________

CURTE O DIÁRIO?  

Contribua com o jornal:

PIX (chave e-mail)

odiariopiracicabano@gmail.com

Na plataforma Apoie-se

(boleto e cartão de crédito):

https://apoia.se/odiariopiracicabano

***

Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).

Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.

Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!

Postar um comentário

Mantenha o respeito e se atenha ao debate de ideias.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato