Conforme o Boletim Hidrológico do Consórcio PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), as chuvas de janeiro nas três bacias ficaram 16% acima do esperado quanto à média histórica (215,5mm), batendo 255mm no primeiro mês de 2026 – o equivalente a 21,6% do total esperado para o ano, considerando a média histórica anual de 1.156,9 mm.
Na mão inversa, as vazões desses rios ficaram, em média, 42,4% abaixo do aguardado para o mês. O Piracicaba reduziu em 81,6 metros cúbicos por segundo, uma queda 44,25%, para fechar o período em 102,8. A boa notícia é o Corumbataí, responsável pela maior fração do abastecimento de Piracicaba: a sua vazão média alcançou 12,3 metros cúbicos frente ao histórico de 10,8.
CHUVAS
Sobre as chuvas, o levantamento destaca janeiro como o melhor resultado dos últimos 12 meses. “Entre setembro e outubro de 2025, as chuvas começaram a se aproximar da média. Em novembro, ficaram abaixo do desejado e, em dezembro, pela segunda vez no ano, superaram a série histórica.”
PREVISÕES
Agora, sobre as previsões, o mesmo documento prevê temperaturas dentro da média, com possibilidade de uma redução leve de 0,4°C bem como as chuvas, que também deverão ficar na média.
ALERTA
De qualquer forma, o alerta para a estiagem se mantém por conta de déficit anteriores, “que continuam influenciando os níveis de armazenamento e a resposta hidrológica das bacias, exigindo cautela na gestão dos recursos hídricos”. Aos prefeitos, o Consórcio recomenda investir em infraestrutura a fim de aumentar a segurança hídrica dos municípios.
“Tais como a construção de represas de água bruta e reservatórios de água tratada, o incentivo à instalação de cisternas em áreas urbanas e rurais, bem como a adoção de práticas adequadas de uso e ocupação do solo, que favoreçam a infiltração da água no solo, a recarga dos aquíferos e o aproveitamento das águas de chuva”.
________
CURTE O DIÁRIO?
Contribua com o jornal:
PIX (chave e-mail)
odiariopiracicabano@gmail.com
Na plataforma Apoie-se
(boleto e cartão de crédito):
https://apoia.se/odiariopiracicabano
***
Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).
Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.
Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!
