Vereador Bandeira 'metralha' o Executivo com requerimentos antes do recesso parlamentar; um deles pode revelar caixa da prefeitura


Vereador quer saber sobre quais dotações foram utilizadas na folha de pagamento durante o quiproquó do remanejamento de R$ 64 milhões do prefeito Hélio Zanatta (PSD)
(foto/crédito: Guilherme Leite)

Depois de perguntar “quer que eu desenhe” – nas redes sociais e ao vivo na plenária desta segunda, dia 30 – ao líder de governo na Câmara, Josef Borges (PP), André Bandeira (PSDB) entrou no recesso mandando ao menos 15 requerimentos polpudos ao Executivo no sentido de relevante interesse sobre a administração municipal. 

Nas últimas semanas, Bandeira não mediu esforços para explicar as regras do uso do superávit pelo chefe do Executivo e LOA (Leia Orçamentária Anual) devido ao mega remanejamento de R$ 64 milhões da prefeitura. 

Agora, o tucano deixou o trabalho para a gestão de Hélio Zanatta (PSD), abordando temas como promessa do prefeito de serviço via WhatsApp. Mas o destaque vai mesmo para o requerimento 696/25, com perguntas-chave para destrinchar a real necessidade do tal remanejamento de Hélio para pagamento de seus comissionados. 

As perguntas se dividem em duas situações sobre 27 de junho, sexta passada: quais dotações estavam destinadas ao pagamento do funcionalismo e quais efetivamente foram utilizadas, com divisão por secretarias. A prefeitura tem 15 dias corridos para responder nesta ‘senhora lição de casa’ enviada ao Executivo pelo Legislativo, que entra em recesso e volta ao plenário no início de agosto.

Confira todos os requerimentos de Bandeira

Requerimento Nº 681/2025 
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre a Lei nº 9.750/2022, que garante a emissão do documento de identificação às pessoas com fibromialgia, e as providências que estão sendo adotadas para a efetivação do disposto na legislação.

Requerimento Nº 684/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre as áreas institucionais do Município de Piracicaba.

Requerimento Nº 690/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre o fornecimento da carteirinha da pessoa com deficiência no Município de Piracicaba.

Requerimento Nº 691/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre as áreas verdes pertencentes ao Município de Piracicaba.

Requerimento Nº 692/2025 
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre os imóveis atualmente alugados pelo Município de Piracicaba.

Requerimento Nº 693/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre os imóveis, terrenos e áreas de propriedade do Município de Piracicaba.

Requerimento Nº 694/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre o serviço de envio de mensagens por WhatsApp anunciado pela Prefeitura de Piracicaba.

Requerimento Nº 695/2025 
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre a situação da Dívida Ativa do Município de Piracicaba.

Requerimento Nº 696/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre as dotações orçamentárias destinadas ao pagamento de pessoal no exercício de 2025.

Requerimento Nº 697/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre o efetivo, estrutura e planejamento da Guarda Civil Municipal de Piracicaba.

Requerimento Nº 698/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre o volume e os custos relacionados ao recolhimento e destinação de resíduos sólidos urbanos no Município de Piracicaba.

Requerimento Nº 699/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre os reservatórios de água sob responsabilidade do Semae no Município de Piracicaba.

Requerimento Nº 642/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre a ausência de instalação de rampas de acessibilidade na Pista de Caminhada “José Alves da Silva”, Rua São Pedro, bairro Residencial Parque Piracicaba.

Requerimento Nº 650/2025
Assunto: Solicita informações sobre a frota de ônibus do transporte coletivo urbano do município e os procedimentos adotados para garantir a plena acessibilidade às pessoas com deficiência, bem como sobre as manutenções e providências em casos de falha dos equipamentos de acessibilidade.

Requerimento Nº 677/2025
Assunto: Solicita informações ao Chefe do Executivo sobre as iniciativas adotadas para implementação da Lei nº 10.189/2024, que instituiu o Programa “Cuidando de Quem Cuida”, e sobre as medidas de divulgação e orientação às mães e familiares atípicos no Município de Piracicaba.

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