Esta matéria é parte integrante do 'Especial PPA 2026-2029', tema de audiência pública realizada na Câmara de Vereadores na terça-feira, dia 21.
Durante o debate do PPA, a galeria da Câmara estava tomada por pessoas na defesa da prometida escola municipal para os bairros de Santana e Santa Olímpia. Em clima de debate acalorado e pressão por parte da população, a secretária de Finanças usou diversas vezes do achismo e mentiu (ou não estava por dentro) ao dizer que não havia verbas no orçamento de 2025 para a obra – leia aqui matéria com todo o vai-e-vem da licitação.
Em resposta ao público, Karla Pelizzaro chegou a dizer que o vice-prefeito Sergio Jose Dias Pacheco Junior não teria poder de suspender a concorrência lançada pelo governo Luciano Almeida (PP) em 2024 – mas foi o próprio a ingressar na Justiça para suspender o edital ao fim do mesmo ano.
A vereadora Rai de Almeida (PT) tem uma emenda ao PPA para garantir verbas para construção específica da escola – a votação das emendas e do projeto de lei é uma segunda etapa após a audiência e deve ocorrer em breve no Legislativo.
Utilizando da desculpa de herança do orçamento de 2025 – elaborado e aprovado durante a gestão passada – a secretária de Finanças e os secretários de Obras e de Assistência Social, Luciano Rodovaldo Celêncio e Jose Edvaldo Brito, prometeram que a escola vai sair para a região distante em quase 20km do Centro da cidade.
Ana Graziela Stenico, moradora de Santa Olímpia, resumiu o sentimento após os debatem ao dizer que “sai com coração apertado e com muitas dúvidas, não está escrito na pedra, só palavras” – ela esteve com o secretário Celêncio em abril quando foi prometida a escola.
O secretário de obras informou, de forma ríspida, que o projeto para a obra está em revisão e a secretária de Finanças falou em projeto para 2026 – veja a fala completa do secretário de Obras abaixo.
Secretário azedo
“Apesar de ter a promessa que essa escola seria feita na gestão anterior, foi cancelada [a licitação pelo atual governo] e não foi deixado previsto em 2005 a verba para a construção dessa escola. Além de não deixar a verba para a construção dessa escola, o projeto continha erros grosseiros até na parte de quem entende de ensino. Uma escola infantil e fundamental possuem normas mínimas de atendimento aos que utilizam do espaço e eu não sei se a população participou dessa execução desse projeto. Então, agora, a partir do momento que o prefeito Helinho Zanatta nos autorizou a dar sequência nessa licitação, e eu tenho orgulho de falar aqui que a gestão do prefeito Helinho Zanatta vai construir a escola de Santana e Santa Olímpia para quem não entendeu até agora, nós estamos revisando o projeto de acordo com a lei do MEC. Para quem não quer entender, esse projeto vai ser executado da forma correta porque o prefeito Helinho não faz coisas meia-boca e não lança as coisas que não possa fazer depois. Então, eu peço que a população do bairro Santana e Santa Olímpia, no qual minha avó e meu avô nasceram, para que tenha paciência e acredite nesse governo porque essa escola vai ser construída. A coisa certa vai ser executada e vocês vão utilizá-la dela sim, tá [sic]? É isso o que eu queria falar a respeito da construção da escola porque essa novela não pode ser virada mexicana igual está se tornando, tá? E simplesmente ela vai ser construída”, disse o secretario Luciano Celêncio durante audiência do PPA.
O secretário Luciano Celêncio durante audiência sobre o PPA (Foto/crédito: Guilherme Leite) |
________
CURTE O DIÁRIO?
Contribua com o jornal:
PIX (chave e-mail)
odiariopiracicabano@gmail.com
Na plataforma Apoie-se
(boleto e cartão de crédito):
https://apoia.se/odiariopiracicabano
***
Apoie com R$ 10 ao mês (valor sugerido).
Precisamos de 100 amigos com essa doação mensal.
Jornalismo sem rabo preso não tem publicidade!
